Saiba Tudo Sobre - Grupo do A.A. - Alcoólicos Anônimos

Grupo do A.A. - Alcoólicos Anônimos - Saiba Tudo Sobre

O Grupo do A.A. (Alcoólicos Anônimos) é uma associação presente em diversos países do mundo, composta por homens e mulheres que tiveram problemas com o alcoolismo. É não-profissional, autoportante, multirracial, apolítico e está disponível em quase todos os lugares do mundo. Não existem critérios de educação, idade ou quaisquer outros empecilhos para participar. 

A associação oferece os seus serviços a todas as pessoas que queiram se libertar do vício no álcool.

A fundação do Grupo do A.A. (Alcoólicos Anônimos) se deu em 1935 por Bill W. e Dr. Bob em Akron, Ohio.

A expansão do programa de um encontro entre dois alcoólicos em 10 de junho de 1935 ganhou um impulso com a publicação do livro Alcoólicos Anônimos , conhecido como The Big Book, e em 1941 pela publicação de um artigo no Saturday Evening Post.

A rica história dos primórdios da formação do movimento Alcoólicos Anônimos foi narrada pelo arquivista Mitchell K. em uma série de artigos disponíveis on-line.

O QUE O ALCOÓLICOS ANÔNIMOS FAZ?

 Os membros do A.A. compartilham suas experiências com qualquer um que procura ajuda para os problemas com o alcoolismo.

Esses membros são pessoas que estão vivendo (em alguns casas, já viveram) experiências com o vício e procuram se ajudar mutuamente para juntos encontrarem seu caminho de libertação para a dependência.

Seu principal objetivo é exatamente o de fornecer ao viciado em álcool o acompanhamento necessário para que consiga sublimar a esse mal, motivo pelo qual o Grupo do A.A. (Alcoólicos Anônimos) se consolidou como uma das mais importantes ferramentas no combate ao alcoolismo.

PROGRAMA DE TRATAMENTO DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

O programa de A.A., estabelecido nos doze passos oferece ao alcoólatra uma maneira de desenvolver uma vida satisfatória sem álcool. Este programa é discutido nas reuniões do Grupo do A.A. (Alcoólicos Anônimos).

As reuniões abertas do A.A., que qualquer pessoa pode frequentar, geralmente são "reuniões de palestrantes", nas quais um membro do A.A. contará sua história - como foi, o que aconteceu e como é agora. A maioria das reuniões de A.A., no entanto, são reuniões fechadas apenas para membros.

Uma reunião típica de A.A. é uma reunião de discussão de tópico. 

A pessoa que lidera a reunião escolhe um tópico e os membros se revezam compartilhando sua experiência sobre o assunto.

Algumas reuniões do A.A. são designadas para uma finalidade específica, como grupos de estudo de 12 etapas ou reuniões para iniciantes, projetadas para ensinar recém-chegados sobre os conceitos básicos do programa.

As pessoas que nunca estiveram em uma reunião real de A.A. podem ter concepções erradas sobre como trabalham devido a retratos que podem ter visto nos filmes ou na televisão.

Portanto, a melhor alternativa é participar para conhecer melhor!

A EFICÁCIA DO PROGRAMA DE TRATAMENTO

Devido à natureza confidencial de um programa no qual os membros praticam o anonimato e as tradições do programa que desencorajam os membros de endossarem "empresas externas", os estudos científicos sobre a eficiência do Grupo do A.A. (Alcoólicos Anônimos) são limitados.

No entanto, há vários estudos que mostraram que as pessoas que estavam envolvidas em grupos de apoio mútuo eram mais propensas a permanecerem abstinentes após três anos do que aquelas que tentaram parar por conta própria.

Tem havido vários estudos que mostram que as pessoas que procuram tratamento profissional ou aconselhamento para os seus problemas de bebida têm melhores resultados se combinarem a participação em A.A., juntamente com o seu programa de tratamento ambulatorial ou de internamento.

QUEM PODE PARTICIPAR DAS REUNIÕES DO GRUPO DO A.A. (ALCOÓLICOS ANÔNIMOS)

Alcoolismo e toxicodependência são muitas vezes referidos como "abuso de substâncias" ou "dependência química". Os alcoólatras e os não-alcoólatras são, portanto, às vezes apresentados ao A.A. e encorajados a comparecer às reuniões.

Qualquer um pode participar Das reuniões abertas do Grupo do A.A. (Alcoólicos Anônimos). Uma reunião aberta é aberta ao público, enquanto uma reunião fechada é apenas para membros.

Somente aqueles com problemas com a bebida podem participar de reuniões fechadas ou se tornar membros de A.A. As pessoas com problemas além do alcoolismo são elegíveis para a adesão ao A.A. apenas se tiverem um problema com a bebida.

De acordo com as tradições do A.A., a única qualificação para a adesão é o desejo de parar de beber.

O A.A. É O PROJETO IDEAL PARA VOCÊ?

Claramente, programas baseados na fé, como os Alcoólicos Anônimos, não são para todos. 

Embora milhões de pessoas afirmem ter encontrado uma recuperação duradoura em Grupos do A.A. (alcoólicos Anônimos), o aspecto espiritual do programa pode ser uma pedra de tropeço para alguns que desejam parar de beber.

A.A. pode ajudá-lo? 

A única maneira de descobrir é tentar e ver por si mesmo se você acha que a ajuda e o apoio de outras pessoas que lutam com o mesmo problema o ajudarão a permanecer sóbrio. 

A.A. não tem mensalidades ou taxas, por isso não vai custar nada visitar algumas reuniões.

Você realmente não tem nada a perder, dando uma chance a si mesmo.